Fazenda Cachoeira

Com mais de 200 anos de existência, a fazenda cachoeira é referência na produção de cafés especiais no país. Os primeiros plantios de café datam de 1832, segundo alguns registros históricos.

Na produção de cafés especiais a fazenda também se destaca como pioneira, desde a fundação da bsca, cuja história está ligada à vida de fernando paiva, hoje com 92 anos, proprietário da fazenda e fundador da bsca.

Esta fazenda atua na produção de cafés orgânicos certificados desde 1994 e investe em projetos de inovação e sustentabilidade na cadeia global de valor do café.

A fazenda tem como propósito produzir sabores que transformam, mantendo e aumentando as águas puras e a vida no solo e criando oportunidades de desenvolvimento para a comunidade local. E como pilares solo vivo, águas limpas e empoderamento das mulheres envolvidas na cadeia de valor do café.

SITIO TRÊS BARRAS – SIMONÉSIA – MATAS DE MINAS

PRODUTOR: Horácio Antônio de Moura
Os antepassados de Horácio chegaram na região há muitas décadas. Ele se lembra do tempo em que os cafés da variedade Mocca eram plantados morro acima. Deste tempo distante para cá, muita coisa mudou.
Tanto em termos de qualidade quanto em termos de desenvolvimento. A propriedade está localizada nas proximidades da RPPM Mata do Sossego e possui reservas legais registradas.
Horácio afirma que sustentabilidade se mede pela qualidade de vida. E o padrão de vida dele e da vizinhança, apesar do trabalho árduo, é muito digno. Ali todos trabalham colaborativamente, uns ajudando os outros para que todos avancem juntos.
Foi em 2003 que Horácio se atentou para o café de qualidade quando em um evento de cafés ele provou
o primeiro espresso tirado de um café cereja descascado.
Inspirado pelo sabor do espresso e entendendo que o momento difícil depois da crise de 2002 seria um momento de oportunidade resolveu investir na novidade que acabava de conhecer, ou seja, produzir café por via úmida.
Hoje possui inúmeras variedades de café que alcançam 84, 90 pontos na tabela da SCA, compartilhadas com os produtores vizinhos. Horácio está engajado na construção da identidade da Região das Matas de Minas, pois sabe da importância de organizar produtores para que todos produzam cafés com higiene e qualidade.

Fazenda Paradiso – Compo das vertentes

NÓS PRODUZIMOS CAFÉ ESPECIAL

Localizada em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais, entre 1060 e 1130 m de altitude, a Fazenda Paradiso produz 6 variedades de Café Arábica: Bourbon, Icatu Amarelo e Vermelho, Catucaí, Topázio e Catuaí 144. Toda produção é submetida a rigoroso controle de qualidade e avaliada por profissional Q-Grader. Isso nos permite manter a produção de cafés com alta pontuação pela metodologia de classificação SCA.

Fazenda Semente – Patrocínio/MG

HISTÓRIA FAMÍLIA AGUIAR

Há nove gerações, plantamos café com amor. A história das colheitas se mistura com a da nossa família. Em 1860, a família Aguiar iniciou o cultivo de café em Santo Antônio do Amparo, no sul de Minas Gerais. Na década de 1970, nosso pai e avô, Edmundo Coutinho Aguiar, se mudou para Patrocínio levando consigo a tradição cafeeira. A primeira lavoura da Fazenda Semente foi plantada por ele, em 1988, e a tradição continua a se propagar em nosso sangue.

Hoje, a Fazenda Semente é administrada por Virgínia Coutinho Aguiar e dois de seus filhos, José Lucas e Maria Vitória. Uma família apaixonada pelo que faz, que trabalha com afinco com os grãos para garantir experiências únicas aos apreciadores dessa bebida. A atividade exclusiva da Fazenda é a produção de café, e os mais de vinte cultivares são cuidadosamente selecionados para fornecer cafés de qualidade e rastreabilidade.

Com o tempo, nossa história e paixão se combinaram a novas tecnologias e a propostas de manejo sustentável do negócio. Hoje, confiamos na combinação de tradição e modernidade para proporcionar a nossos consumidores uma experiência surpreendente em cada xícara de café.

Produtora: Virgínia Coutinho Aguiar Siqueira

Fazenda: Semente

Município: Patrocínio/MG

Altitude: 930m

Variedades: Arara, Mundo Novo, Oeiras, Topázio, IAC 125 RN, Catuaí 62/144/99/25L, IPR 100, Bourbon Amarelo, Geisha, Acaiá, Catiguá, Rubi MG 1192, Paraíso MG H 419-1, Araponga, Acaiá Cerrado MG 1474.

Processos: Natural, Cereja Descascado.

Certificações: RainForest Alliance, Starbucks, Nespresso e Região do Cerrado Mineiro.

Fazenda Campo Alegre – Cerrado Mineiro

No ano de 1978, a Fazenda Campo Alegre foi adquirida por Pedro Jacinto Bernardes e Jacinto Bernardes Dias, que são respectivamente avô e pai de José Eduardo Bernardes. Em 1983, José Eduardo sabendo que a cidade é forte no agronegócio, acreditou no potencial das terras da região e estabeleceu os negócios no ramo da cafeicultura, em Patrocínio – MG.

Em 1984 a Família Bernardes fez seu próprio viveiro e em 1985 começaram a plantar. Foram plantando de gleba em gleba, e após três anos adquiriram a fazenda Serra Negra, onde também plantaram o café, aumentando assim a área destinada aos grãos dessa bebida maravilhosa.

A Fazenda Campo Alegre iniciou então sua produção de cafés, sempre acreditando na melhoria das condições tecnológicas e em formas mais eficientes de produção do mesmo. É muito importante ressaltar que o crescimento que obtiveram na região foi devido ao profissionalismo, à assistência técnica e mecanização que facilitaram muito no manejo da produção do café.

Observando a melhoria e a necessidade de um café de qualidade, a demanda aumentou muito no Brasil e no mundo, e a partir daí decidiram dar mais ênfase e foco ao café de qualidade.

No ano de 2017, a Fazenda Campo Alegre identificou a vocação para a produção de cafés especiais e iniciou uma nova fase de mudanças, voltadas tanto para a qualidade dos grãos quanto para o aprimoramento da infraestrutura, com investimento na melhoria de condições de trabalho e de vida para os seus colaboradores.

A Fazenda Campo Alegre está localizada na região do Cerrado Mineiro, com uma altitude média de 900 a 990 m e 205,9330 hectares de área. Através de processo 100% natural, são cultivadas as variedades Mundo Novo, Acaiá Cerrado, Topázio, Catuaí Amarelo, Arara e Acauãma. Conta com alta tecnologia segue os mais exigentes padrões de qualidade. É certificada Rainforest Alliance, Utz Certified, Certifica Minas, Nespresso, Starbucks e verificado 4C.

Área total: 205,9330
Área com café: 126,2024
Altitude máxima: 990
Latitude, Longitude: 18º56’03.64″S / 47º00’56.51″O
Variedades cultivadas: Mundo Novo, Acaiá Cerrado, Topázio, Catuaí Amarelo, Arara, Acauãma.
Processos: 100% Natural
Certificações: Rainforest Alliance, UTZ, Certifica Minas, Nespresso, Starbucks.
Reservas: 57,5449 ha
Atividades Sociais: Arca do Saber, Projeto Reciclando Atitudes.