Fazenda Cachoeira
Com mais de 200 anos de existência, a fazenda cachoeira é referência na produção de cafés especiais no país. Os primeiros plantios de café datam de 1832, segundo alguns registros históricos.
Na produção de cafés especiais a fazenda também se destaca como pioneira, desde a fundação da bsca, cuja história está ligada à vida de fernando paiva, hoje com 92 anos, proprietário da fazenda e fundador da bsca.
Esta fazenda atua na produção de cafés orgânicos certificados desde 1994 e investe em projetos de inovação e sustentabilidade na cadeia global de valor do café.
A fazenda tem como propósito produzir sabores que transformam, mantendo e aumentando as águas puras e a vida no solo e criando oportunidades de desenvolvimento para a comunidade local. E como pilares solo vivo, águas limpas e empoderamento das mulheres envolvidas na cadeia de valor do café.
SITIO TRÊS BARRAS – SIMONÉSIA – MATAS DE MINAS
o primeiro espresso tirado de um café cereja descascado.
Fazenda Paradiso – Compo das vertentes
NÓS PRODUZIMOS CAFÉ ESPECIAL
Localizada em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais, entre 1060 e 1130 m de altitude, a Fazenda Paradiso produz 6 variedades de Café Arábica: Bourbon, Icatu Amarelo e Vermelho, Catucaí, Topázio e Catuaí 144. Toda produção é submetida a rigoroso controle de qualidade e avaliada por profissional Q-Grader. Isso nos permite manter a produção de cafés com alta pontuação pela metodologia de classificação SCA.
Fazenda Semente – Patrocínio/MG
HISTÓRIA FAMÍLIA AGUIAR
Há nove gerações, plantamos café com amor. A história das colheitas se mistura com a da nossa família. Em 1860, a família Aguiar iniciou o cultivo de café em Santo Antônio do Amparo, no sul de Minas Gerais. Na década de 1970, nosso pai e avô, Edmundo Coutinho Aguiar, se mudou para Patrocínio levando consigo a tradição cafeeira. A primeira lavoura da Fazenda Semente foi plantada por ele, em 1988, e a tradição continua a se propagar em nosso sangue.
Hoje, a Fazenda Semente é administrada por Virgínia Coutinho Aguiar e dois de seus filhos, José Lucas e Maria Vitória. Uma família apaixonada pelo que faz, que trabalha com afinco com os grãos para garantir experiências únicas aos apreciadores dessa bebida. A atividade exclusiva da Fazenda é a produção de café, e os mais de vinte cultivares são cuidadosamente selecionados para fornecer cafés de qualidade e rastreabilidade.
Com o tempo, nossa história e paixão se combinaram a novas tecnologias e a propostas de manejo sustentável do negócio. Hoje, confiamos na combinação de tradição e modernidade para proporcionar a nossos consumidores uma experiência surpreendente em cada xícara de café.
Produtora: Virgínia Coutinho Aguiar Siqueira
Fazenda: Semente
Município: Patrocínio/MG
Altitude: 930m
Variedades: Arara, Mundo Novo, Oeiras, Topázio, IAC 125 RN, Catuaí 62/144/99/25L, IPR 100, Bourbon Amarelo, Geisha, Acaiá, Catiguá, Rubi MG 1192, Paraíso MG H 419-1, Araponga, Acaiá Cerrado MG 1474.
Processos: Natural, Cereja Descascado.
Certificações: RainForest Alliance, Starbucks, Nespresso e Região do Cerrado Mineiro.
Fazenda Campo Alegre – Cerrado Mineiro
No ano de 1978, a Fazenda Campo Alegre foi adquirida por Pedro Jacinto Bernardes e Jacinto Bernardes Dias, que são respectivamente avô e pai de José Eduardo Bernardes. Em 1983, José Eduardo sabendo que a cidade é forte no agronegócio, acreditou no potencial das terras da região e estabeleceu os negócios no ramo da cafeicultura, em Patrocínio – MG.
Em 1984 a Família Bernardes fez seu próprio viveiro e em 1985 começaram a plantar. Foram plantando de gleba em gleba, e após três anos adquiriram a fazenda Serra Negra, onde também plantaram o café, aumentando assim a área destinada aos grãos dessa bebida maravilhosa.
A Fazenda Campo Alegre iniciou então sua produção de cafés, sempre acreditando na melhoria das condições tecnológicas e em formas mais eficientes de produção do mesmo. É muito importante ressaltar que o crescimento que obtiveram na região foi devido ao profissionalismo, à assistência técnica e mecanização que facilitaram muito no manejo da produção do café.
Observando a melhoria e a necessidade de um café de qualidade, a demanda aumentou muito no Brasil e no mundo, e a partir daí decidiram dar mais ênfase e foco ao café de qualidade.
No ano de 2017, a Fazenda Campo Alegre identificou a vocação para a produção de cafés especiais e iniciou uma nova fase de mudanças, voltadas tanto para a qualidade dos grãos quanto para o aprimoramento da infraestrutura, com investimento na melhoria de condições de trabalho e de vida para os seus colaboradores.
A Fazenda Campo Alegre está localizada na região do Cerrado Mineiro, com uma altitude média de 900 a 990 m e 205,9330 hectares de área. Através de processo 100% natural, são cultivadas as variedades Mundo Novo, Acaiá Cerrado, Topázio, Catuaí Amarelo, Arara e Acauãma. Conta com alta tecnologia segue os mais exigentes padrões de qualidade. É certificada Rainforest Alliance, Utz Certified, Certifica Minas, Nespresso, Starbucks e verificado 4C.
Área total: 205,9330
Área com café: 126,2024
Altitude máxima: 990
Latitude, Longitude: 18º56’03.64″S / 47º00’56.51″O
Variedades cultivadas: Mundo Novo, Acaiá Cerrado, Topázio, Catuaí Amarelo, Arara, Acauãma.
Processos: 100% Natural
Certificações: Rainforest Alliance, UTZ, Certifica Minas, Nespresso, Starbucks.
Reservas: 57,5449 ha
Atividades Sociais: Arca do Saber, Projeto Reciclando Atitudes.